Saiba mais sobre as condições legais para a instalação dos toldos e coberturas em seu ambiente

Os toldos e coberturas além de ajudar na decoração da parte exterior dos ambientes, possuem a função de proteger esses espaços. Porém, é preciso ter alguns cuidados na hora de optar por inseri-los em seu projeto.

Geralmente, os toldos e coberturas são utilizados em espaços em que se deseja aproveitar a luz natural, sendo uma opção que ajuda a reduzir os gastos com energia elétrica. O recomendado é usar em projetos com entradas sociais, de serviço, churrasqueiras, acessos aos salões de festas, piscinas, academias e entre outros. Desta forma, pode-se garantir mais proteção e conforto com a instalação dos toldos e coberturas.

É preciso ficar atento as regras para colocação dos toldos e coberturas no ambiente, pois existe alguns aspectos legais que devem ser respeitados. Dependendo do tipo de projeto é necessário apresentá-lo perante a prefeitura local, a fim de que se obtenha um Alvará de Autorização.

Por ser muito utilizado em condomínios, o projeto para instalação dos toldos e coberturas nestes espaços devem ser analisados com cautela. A cobertura com toldo ou policarbonato usada como elemento retrátil não exige a aprovação da prefeitura. No entanto, se for instalada como uma cobertura fixa, será necessário um projeto para obtenção de um Alvará de Autorização.

Conheça os aspectos legais para a colocação de toldos e coberturas

Cada projeto deve ser avaliado para verificar a necessidade de autorização. As coberturas com elementos verticais de fechamento devem ter 90% de sua superfície aberta para que possa permitir total ventilação. Quando o projeto não respeita essas recomendações ele é considerado um elemento computável para o coeficiente de aproveitamento e taxa de ocupação do terreno. Muitos edifícios já são desenvolvidos com o seu aproveitamento máximo, o que pode vir a ser um problema no futuro.

Ao instalar toldos e coberturas em um espaço é preciso primeiramente fazer a verificação da condição do local, analisando a condição de sua permeabilidade, insolação, proximidade com outras dependências que utilizem a área para sua ventilação ou insolação, ou outros fins. O condomínio poderá escolher o melhor tipo e modelo de toldos e coberturas, optando por fixas ou retráteis, de vinil ou acrílico, e essa escolha deve ser feita verificando as condições do local onde serão instalados os toldos e coberturas.

É preciso analisar se o espaço não é um jardim que faça parte da área mínima permeável exigida pela legislação. Se for considerado não permeável, atente para as condições de insolação e ventos.

Se faz de grande importância contar com a ajuda de profissionais especializados para construir o seu projeto, muitas vezes executar uma obra e instalação de toldos e coberturas sem ajuda profissional pode implicar em uma série de dificuldades, pelo fato de algumas pessoas não terem o conhecimento para planejar a melhor maneira de executar o projeto.

Por isso, contratar um arquiteto faz toda a diferença, pois ele possui o conhecimento necessário para avaliar as condições e definir a forma, dimensão, posição e material. Além disso, ele ficará responsável por atender à exigência da legislação quanto à Anotação de Responsabilidade Técnica, a ART, que deve ser feita para a realização de qualquer tipo de serviço de obras, manutenção ou inspeções periódicas exigidas pela legislação.

Tipos de toldos e coberturas

Os toldos e coberturas são ótimas opções para ambientes que possuem entradas grandes e até em varandas. Os toldos verticais são recomendados para áreas externas, pois não bloqueiam completamente os raios solares. A vantagem de usar esse tipo de toldo é que ele prolonga o espaço interior, aproveitando melhor o espaço da varanda.

Os toldos horizontais são uma ótima escolha para aplicações no teto. Com esses toldos você terá o bloqueio de luz na medida certa, além de serem impermeabilizantes. Se você tem um espaço aberto e quer protegê-lo melhor, esse tipo de toldo pode ser facilmente instalado. Quando houver necessidade, basta acioná-lo para proporcionar ao espaço uma cobertura temporária perfeita.

Gostou? Você pode conferir mais dicas como essas em nosso site. Deixe seu comentário, sugestão ou compartilhe com seus amigos!