Definir qual tipo de toldo usar é muito importante para sua decoração.

Os toldos são, de uma forma geral, lonas que são instaladas em portas, janelas, varandas ou jardins com o objetivo de manter essas áreas protegidas do sol e da chuva, controlando a temperatura ambiente, favorecendo a criação de uma atmosfera mais confortável e aconchegante, contribuindo, inclusive para decoração.

A variedade que orbita os toldos é muito grande, são inúmeros modelos, tamanhos e cores que podem ser aplicados das mais infinitas formas, escolher um toldo pode parecer uma tarefa simples, mas é necessário levar em consideração alguns critérios antes de adquirir o seu, o clima, o nível de chuva, os ventos, tudo isso deve ser levado em conta na hora de se escolher o toldo e o material de que ele será feito. Nos condomínios, algumas vezes, os moradores chegam ao consenso de todos usarem o mesmo modelo de toldo, para manter a uniformidade do edifício.

Toldos

Mas tudo isso pode ser resolvido de forma muito rápida, não precisa fazer cálculos e ter na ponta do lápis todos os dados sobre o nível em mm de chuva, ou a velocidade média do vento, os picos de temperaturas nos últimos 30 dias. Você só precisa notar se na sua região chove muito ou não. E os ventos? São fortes e constantes, costuma ser muito quente onde você mora? Respondendo essas perguntas você já será capaz de escolher o seu toldo.

Mas há mais um fator que deve ser levado em conta antes de se instalar o toldo: a finalidade. Escolher o lugar onde será instalado o toldo é muito importante, e todos os outros fatores dependem desse. Os toldos, como já foi dito, podem ser instalados em vários lugares, portas, janelas, varandas, é necessário definir muito bem o local onde será feita a instalação para que os benefícios do toldo sejam aproveitados ao máximo.

Toldos

Entre as vantagens do toldo podemos encontrar o controle de entrada de luz, diferente de outras estruturas que são fechadas o toldo pode ser recolhido e a luz do sol volta a entrar naquele ambiente. Pode ser usado verticalmente, servindo como divisória ou em dias de chuva, evitando que respingos invadam o ambiente.

É possível encontrar no mercado as mais variadas formas de toldos, em relação à estrutura, sistema motorizado ou não, se há uma barra de sustentação, o tipo de tecido, tudo isso faz com que os toldos sejam oferecidos das mais variadas formas. O tipo de tecido talvez seja o fator mais delicado na hora de escolher o seu toldo, a escolha vai depender da quantidade de iluminação que você deseja bloquear e o tempo em que vai passar exposto a essa luz, por isso é recomendado que você opte por uma lona que tenha proteção contra raios UVA.

Toldos

As lonas em PVC e as acrílicas são as mais baratas, mais fáceis de limpar pois não são aderentes e são muito resistentes. Já as de vinil são mais indicadas para quem quer que a área de proteção do toldo receba alguma luminosidade externa, sua durabilidade pode chegar à 8 anos ou não, se não ficar aberto 24 horas por dia.

Uma outra opção é o policarbonato, uma forma de deixar que a luz natural entre no ambiente mas barrando toda a chuva. A desvantagem desse meio, porém, é que esse material pode aquecer com o calor externo e deixar o ambiente quente. É possível, no entanto, encontrar no mercado coberturas como essa que são atérmicas, ou seja, refletem o calor.

Entre os tipos mais comuns de toldos é possível encontrar:

  • Toldo túnel;
  • Toldo vertical;
  • Toldo polivalente;
  • Toldo ponto reto;
  • Toldo piramidal;
  • Toldo fixo;
  • Toldo retrátil;
  • Toldo capota;
  • Toldo articulado.

Toldos

Antes de escolher o seu toldo é muito importante observar todas essas dicas, procure pessoas que já tiveram ou têm toldos e busque dicas, indicações e feedbacks, você também pode procurar um(a) arquiteto(a) ou um(a) designer de interiores para te ajudar na escolha do seu toldo. Com essas dicas você vai poder aproveitar todas as vantagens que o toldo pode trazer sem se preocupar com mais nada.



Pin It on Pinterest

Share This